O Planejamento Estratégico nas Organizações
O planejamento estratégico é o instrumento institucional que orienta uma organização na definição de suas metas e nas ações necessárias para atingi-las. Ele analisa os cenários e os recursos disponíveis, servindo como base para a inovação e adaptação em um mercado dinâmico.
É fundamental compreender que a gestão estratégica pública não é responsabilidade exclusiva de seu líder, mas resulta do comprometimento de todos os envolvidos. A equipe deve entender que, apesar de se tratar de um órgão governamental ou uma empresa pública, há clientes a serem atendidos, neste caso, o cidadão e a própria gestão pública.
Para promover o envolvimento de todos, é necessário cultivar a cultura do planejamento estratégico. O dicionário Michaelis define cultura como o conjunto de conhecimentos adquiridos, incluindo experiências e instrução.
O pai da administração moderna, afirmou de forma assertiva o impacto da falta de cultura em uma organização:
“A cultura come a estratégia no café da manhã”
Peter Drucker
Essa citação serve como alerta aos gestores públicos para que priorizem e cultivem a cultura de sua organização; caso contrário, qualquer estratégia será comprometida por ela.
Parafraseando William Edwards Deming: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”.
A Praxis apoia seus clientes na elaboração de planejamentos estratégicos, planos diretores e monitoramento contínuo, alinhando as ações organizacionais aos objetivos institucionais e assegurando a eficácia na implementação das estratégias definidas.