Política de Privacidade
Este Aviso de Privacidade tem o objetivo de informar como a Praxis Consultoria Estratégica trata seus dados pessoais.
Nesta página, os termos "nós" e "nosso" referem-se à Praxis Consultoria Estratégica, enquanto "dados pessoais" designam informações que identificam, descrevem, estão relacionadas, podem ser associadas ou vinculadas, direta ou indiretamente, a uma pessoa.
Este Aviso de Privacidade reflete nosso compromisso com o tratamento responsável e ético de dados pessoais, alinhado aos nossos princípios, valores e, sobretudo, às disposições da Lei nº 13.709/2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e demais legislações aplicáveis.
No contexto deste Aviso, "Praxis Consultoria Estratégica" refere-se à empresa responsável pela prestação de serviços de consultoria estratégica no Brasil, atuando de forma independente e em conformidade com a legislação vigente.
A Praxis Consultoria Estratégica pode coletar e processar seus dados pessoais pelos seguintes motivos:
Fornecimento direto por você: Por exemplo, ao preencher formulários nas páginas deste site, de outros sites ou aplicativos da Praxis, ou ao interagir conosco por meio de comunicações, como boletins informativos e revistas, sejam online ou offline.
Fornecimento por terceiros: Por exemplo, quando seu empregador nos contrata para prestar serviços, outras empresas associadas à Praxis ou parceiros e prestadores de serviços terceirizados que utilizamos para auxiliar na operação de nosso negócio.
Disponibilidade pública: Dados acessíveis publicamente podem ser coletados para os fins estabelecidos.
Os tipos de dados pessoais coletados ou tratados podem variar de acordo com a natureza dos serviços prestados, a forma como você utiliza nosso site ou como interage conosco.
Os dados que podemos coletar incluem (mas não se limitam a):
- Dados cadastrais e de identificação: Nome, endereço, e-mail, país de residência, documentos como CPF ou RG, entre outros.
- Informações de estilo de vida e circunstâncias sociais: Como estado civil e dependentes.
- Dados profissionais e educacionais: Organização para a qual você trabalha, cargo, histórico educacional, currículos.
- Informações financeiras e tributárias: Como renda, residência fiscal e número de conta bancária.
- Dados de interação online: Postagens em redes sociais, preferências de interação conosco, informações sobre páginas acessadas e outras relacionadas ao nosso relacionamento.
- Informações de navegação: Endereço IP, tipo e idioma do navegador, horários de acesso e localização geográfica.
- Acesso às nossas instalações: Dados coletados durante visitas presenciais.
- Outras informações relevantes: Necessárias para prestação de serviços a você ou ao nosso cliente.
- Dados fornecidos voluntariamente por você: Qualquer informação adicional que decidir compartilhar conosco.
Embora não seja nosso objetivo principal, também podemos coletar dados pessoais sensíveis, conforme definidos por lei, como informações sobre origem racial ou étnica, convicções religiosas, opiniões políticas, filiação sindical, saúde, vida sexual, dados genéticos ou biométricos.
Em algumas situações, tratamos dados pessoais com base em exigências legais. Caso você opte por não fornecer determinados dados ou, quando aplicável, se oponha ao seu processamento, isso pode impactar nossa capacidade de executar serviços, responder a solicitações ou oferecer uma experiência personalizada. Para mais informações, consulte a seção "Seus direitos".
Privacidade de crianças e adolescentes
Reconhecemos a importância de proteger a privacidade de crianças e adolescentes. Nossos sites e serviços não são projetados nem direcionados a este público. Não coletamos nem armazenamos intencionalmente dados pessoais de crianças e adolescentes. Contudo, caso seja necessário tratar dados relacionados a menores, como em serviços que envolvam dependentes, o processamento será realizado exclusivamente no melhor interesse da criança ou do adolescente, sempre em conformidade com a legislação aplicável.
Quando recebemos seus dados pessoais de terceiros, garantimos que esses fornecedores sigam as leis e regulamentações de privacidade aplicáveis. Para isso, estabelecemos acordos contratuais que exigem, entre outras obrigações, que você seja devidamente informado sobre o compartilhamento de suas informações conosco.
Processamos suas informações pessoais sempre que você interage com nossos sites, aplicativos ou comunicações. Por exemplo, utilizamos, diretamente ou por meio de parceiros, cookies (arquivos de texto pequenos armazenados no navegador) e web beacons (imagens eletrônicas que nos ajudam a contar os acessos a determinados conteúdos e verificar cookies específicos) para reunir dados agregados.
Informações mais detalhadas sobre o uso de cookies, tecnologias de rastreamento e opções de controle podem ser encontradas no Aviso de Cookies disponível na página correspondente. Para saber mais sobre como utilizamos essas ferramentas, consulte nossas Políticas de Cookies.
Como utilizamos suas informações pessoais
Podemos usar suas informações pessoais para diversas finalidades, incluindo:
Prestação de serviços aos nossos clientes
Como oferecemos uma ampla gama de serviços, a forma como utilizamos os dados pessoais pode variar dependendo do serviço prestado. Abaixo estão alguns exemplos (lista não exaustiva):
- Processar dados de funcionários de clientes para auxiliá-los na gestão de questões fiscais ao trabalharem no exterior;
- Tratar informações de funcionários e clientes durante a realização de auditorias;
- Auxiliar clientes no preenchimento de declarações de impostos;
- Gerenciar dados de funcionários para processamento de folha de pagamento e outras atividades relacionadas a recursos humanos.
Atividades relacionadas à operação do nosso negócio
- Recrutamento e seleção de profissionais;
- Cumprimento de requisitos legais e regulatórios;
- Atendimento a solicitações e comunicações de autoridades competentes;
- Abertura de contas para clientes e realização de tarefas administrativas;
- Gestão financeira, faturamento e análise de risco;
- Condução de verificações de due diligence e triagem de sanções para cumprimento de políticas internas e requisitos legais, como prevenção à corrupção e lavagem de dinheiro;
- Investigação ou prevenção de incidentes de segurança, proteção de sistemas tecnológicos e garantia da segurança de dados;
- Proteção de nossos direitos e dos direitos de outras entidades relacionadas.
Marketing e desenvolvimento de negócios
- Promover a colaboração e a comunicação;
- Gerenciar nosso relacionamento com você, incluindo responder às suas solicitações, compartilhar informações sobre produtos e serviços relevantes, solicitar feedback, enviar convites para eventos ou pesquisas;
- Planejar e avaliar atividades de marketing;
- Fornecer e registrar treinamentos e certificações.
Uso relacionado ao website
- Verificar sua identidade ao fazer login em nosso site;
- Gerenciar e melhorar a funcionalidade do site;
- Personalizar o conteúdo para oferecer uma experiência adaptada às suas preferências;
- Informar sobre produtos e serviços que possam ser de seu interesse;
- Monitorar e aplicar os termos de uso, garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso;
- Realizar análises de dados, como uso do site e perfil demográfico dos usuários;
- Responder a solicitações enviadas por meio do website.
Conforme exigido por lei, somos obrigados a especificar os fundamentos legais para o tratamento de seus dados pessoais, em especial com base nas hipóteses previstas na LGPD.
Seus dados pessoais serão tratados nas seguintes situações:
- Consentimento: Quando você fornecer autorização explícita para o tratamento de seus dados;
- Interesse legítimo: Quando houver interesses legítimos da Rede Deloitte, como a oferta e entrega de serviços a você ou a nossos clientes, bem como para garantir o funcionamento adequado e legal de nossas operações, desde que esses interesses não conflitem com seus direitos, liberdades ou interesses fundamentais;
- Obrigação legal ou regulatória: Para cumprir exigências legais, como a manutenção de registros fiscais, fornecimento de informações a órgãos públicos ou regulatórios e o atendimento de obrigações trabalhistas ou previdenciárias;
- Execução de contrato: Para executar contratos firmados com você ou nossos clientes, ou para a prestação dos serviços contratados;
- Exercício regular de direitos: Para assegurar nosso direito de defesa em processos judiciais ou administrativos;
- Proteção à vida ou à integridade física: Para resguardar a vida ou a integridade física sua ou de terceiros;
- Tutela da saúde: Em situações relacionadas à proteção de sua saúde.
Quando tratarmos dados pessoais sensíveis, isso será feito somente se:
- Você tiver fornecido seu consentimento explícito;
- Houver uma obrigação legal que exija esse tratamento;
- O processamento for necessário para estabelecer, exercer ou defender direitos em processos judiciais;
- For essencial para prevenir fraudes ou garantir sua segurança;
- For necessário para proteger a vida ou a integridade física do titular ou de terceiros;
- O tratamento for necessário para a tutela da saúde, realizado exclusivamente por profissionais de saúde, serviços de saúde ou autoridades sanitárias.
É importante ressaltar que, em algumas situações, podemos continuar processando suas informações pessoais para finalidades específicas, mesmo que você retire seu consentimento, desde que outra base legal permita esse tratamento, conforme descrito acima.
Nós, da Praxis Consultoria Estratégica, assim como outras empresas associadas, poderemos ocasionalmente utilizar suas informações para informá-lo, por meio de carta, telefone, e-mail e/ou outros canais, sobre produtos e serviços (incluindo aqueles oferecidos por terceiros) que possam ser de seu interesse. Caso prefira não receber mais essas comunicações, você pode, a qualquer momento, solicitar o cancelamento seguindo as instruções presentes em nossas mensagens ou entrando em contato diretamente conosco.
Não vendemos suas informações pessoais.
Na Praxis Consultoria Estratégica, adotamos uma série de medidas físicas, eletrônicas e administrativas para garantir que seus dados pessoais sejam mantidos seguros, precisos e atualizados. Entre essas medidas, destacam-se:
- Educação e treinamento: Nossos profissionais recebem capacitação para compreender e cumprir nossas obrigações de privacidade e proteção de dados ao lidar com informações pessoais;
- Controles administrativos e técnicos: O acesso a dados pessoais é restrito e concedido apenas com base na necessidade de conhecimento;
- Soluções tecnológicas de segurança: Utilizamos firewalls, criptografia e softwares antivírus para proteger os dados;
- Medidas de segurança física: Implementamos controles como cartões de acesso para entrada em nossas instalações.
Embora empreguemos práticas rigorosas de segurança, é importante destacar que a transmissão de dados pela internet (incluindo e-mails) não é totalmente segura. Fazemos o possível para proteger suas informações pessoais, mas não podemos garantir a segurança total dos dados transmitidos para nós ou por nós por meio da internet.
Manteremos seus dados pessoais em nossos sistemas pelo período mais longo entre as seguintes opções:
- Enquanto forem necessários para a execução das atividades ou serviços relacionados, incluindo contratos, procedimentos preliminares ou para atender a interesses legítimos;
- Pelo tempo exigido por lei para retenção de dados;
- Durante o prazo permitido legalmente para o exercício regular de direitos em processos judiciais, administrativos ou arbitrais;
- Enquanto o seu consentimento permanecer válido, quando aplicável;
- Conforme estabelecido pela legislação vigente.
Você tem diversos direitos relacionados aos seus dados pessoais, incluindo:
- Confirmar se estamos processando suas informações pessoais;
- Solicitar a atualização de seus dados pessoais ou a correção de informações que estejam incorretas ou incompletas;
- Retirar o consentimento previamente concedido para o processamento de seus dados e solicitar a exclusão desses dados, sempre que o tratamento tiver como base o consentimento;
- Obter informações sobre com quem compartilhamos seus dados pessoais;
- Solicitar a anonimização, o bloqueio ou a exclusão de dados que você considere desnecessários, excessivos ou tratados de forma contrária à LGPD;
- Pedir a revisão de decisões tomadas exclusivamente com base no processamento automatizado de dados pessoais.
Para garantir que suas informações pessoais estejam sempre corretas, entre em contato conosco, conforme descrito na seção "Informações de contato" abaixo, caso haja alguma alteração em seus dados.
Se você não estiver satisfeito com a forma como tratamos seus dados pessoais ou tiver dúvidas ou solicitações relacionadas à privacidade, pode registrar uma reclamação ou pedido diretamente ao nosso DPO/Encarregado, utilizando o "Formulário de Privacidade".
Para algumas solicitações relacionadas aos seus Dados Pessoais, será necessário verificar sua identidade antes de atendê-las. Para isso, podemos solicitar informações como seu nome completo, dados de contato e sua relação com a Praxis Consultoria Estratégica. Dependendo da natureza da solicitação, podemos precisar de informações adicionais. Assim que essas informações forem fornecidas, faremos uma análise para verificar se podem ser associadas aos dados que a Praxis Consultoria Estratégica possui sobre você, a fim de confirmar sua identidade.
Para exercer seus direitos ou caso tenha dúvidas relacionadas ao uso de seus dados pessoais, entre em contato com o nosso DPO por meio do e-mail dpo@somospraxis.com.br, ou utilize o "Formulário de Privacidade".
Este Aviso de Privacidade pode ser atualizado ou alterado ocasionalmente.
Para mantê-lo informado sobre eventuais alterações, atualizaremos a data de revisão no topo desta página. O Aviso de Privacidade revisado passará a valer a partir da nova data indicada. Por isso, recomendamos que você revise este documento periodicamente para se manter atualizado sobre como protegemos suas informações.
Ao compartilhar seus dados por meio deste site, você concorda com os termos apresentados neste Aviso.